1. Identity statement | |
Reference Type | Journal Article |
Site | plutao.sid.inpe.br |
Holder Code | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identifier | 8JMKD3MGP3W/3MTN32S |
Repository | sid.inpe.br/plutao/2016/12.05.19.16 (restricted access) |
Last Update | 2016:12.08.15.05.08 (UTC) lattes |
Metadata Repository | sid.inpe.br/plutao/2016/12.05.19.16.15 |
Metadata Last Update | 2018:06.04.23.26.15 (UTC) administrator |
DOI | 10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p52-63 |
ISSN | 2447-3944 |
Label | lattes: 7843188372147885 3 EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe |
Citation Key | EstevesMuniBatiStof:2016:PrBaMe |
Title | Reestruturação da disciplina introdução à engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem |
Year | 2016 |
Month | jan./mar. |
Access Date | 2024, May 18 |
Type of Work | journal article |
Secondary Type | PRE PN |
Number of Files | 1 |
Size | 815 KiB |
|
2. Context | |
Author | 1 Esteves, Marco Anibal Simon 2 Muniz Junior, Jorge 3 Batista, Julio Cesar 4 Stoffel, W. P. |
Resume Identifier | 1 2 3 8JMKD3MGP5W/3C9JHKA |
Group | 1 2 3 LCP-CTE-INPE-MCTI-GOV-BR |
Affiliation | 1 Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) 2 Universidade Estadual Paulista (UNESP) 3 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 4 Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) |
Author e-Mail Address | 1 esteves@aedb.br 2 muniz@feg.unesp.br 3 julio@lcp.inpe.br 4 wagner@aedb.br |
Journal | Revista Brasileira de Ensino Superior |
Volume | 2 |
Number | 1 |
Pages | 52-63 |
History (UTC) | 2016-12-08 15:05:09 :: lattes -> administrator :: 2016 2018-06-04 23:26:15 :: administrator -> simone :: 2016 |
|
3. Content and structure | |
Is the master or a copy? | is the master |
Content Stage | completed |
Transferable | 1 |
Content Type | External Contribution |
Version Type | publisher |
Keywords | aprendizagem ativa educação ensino de engenharia |
Abstract | O objetivo deste artigo é propor a reestruturação da disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada no ciclo básico da Faculdade de Engenharia de Resende, à luz das reflexões que acompanham a utilização das metodologias ativas de aprendizagem. O resultado concreto deste trabalho é o estabelecimento de um novo programa com objetivos gerais e específicos mais sintonizados aos requisitos e necessidades da formação do profissional para o mercado. A introdução de atividades em que o aluno se torna agente ativo, e não passivo, representa um esforço com vistas à sua participação mais efetiva no processo de ensino aprendizagem e reconfigura a estrutura didático-pedagógica da disciplina, representando um desafio significativo para os cursos de Engenharia. Espera-se, ainda, como reflexo desta reestruturação, que se promova a sinergia interdisciplinar dos conteúdos programáticos e a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e dos conteúdos da disciplina e que os graves problemas das altas taxas de evasão escolar sejam minimizados. Além disso, pretende-se contribuir para que o estudante de Engenharia, pelo uso das novas metodologias, motive-se com a carreira de engenheiros tenha uma visão global do curso, facilitando, assim, a escolha de sua habilitação profissional. |
Area | COMB |
Arrangement | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > LABCP > Reestruturação da disciplina... |
doc Directory Content | access |
source Directory Content | there are no files |
agreement Directory Content | there are no files |
|
4. Conditions of access and use | |
Language | pt |
Target File | esteves_reestruturacao.pdf |
User Group | lattes |
Reader Group | administrator lattes |
Visibility | shown |
Read Permission | deny from all and allow from 150.163 |
Update Permission | not transferred |
|
5. Allied materials | |
Mirror Repository | urlib.net/www/2011/03.29.20.55 |
Next Higher Units | 8JMKD3MGPCW/3ET38CH |
Host Collection | dpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01 |
|
6. Notes | |
Notes | Setores de Atividade: Educação. |
Empty Fields | alternatejournal archivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination e-mailaddress format isbn lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url |
|
7. Description control | |
e-Mail (login) | simone |
update | |
|